domingo, 31 de março de 2013

repassando postagem interessante

Caros, o post do Alê levanta lebres sobre como se deve procurar uma dieta saudável e como se deve imaginar o que deva ser uma dieta de resultados.

primeiro: nem sempre são coisas semelhantes. as vezes dietas que buscam resultados, principalmente estéticos (porque nunca nos lembramos que as dietas alimentares podem buscar outros resultados como por exemplo: rápida digestão, baixo resíduo, ansiólise, hiporexia, baixa acidez, etc, etc etc...). Normalmente nos referimos às dietas balanceadas, ou melhor, vamos usar a palavra correta: equilibrada, sendo aquelas com a distribuição 60% carboidrato, 25% gordura e 15% proteína tendo suas calorias estabelecidas por uma fórmula de gasto calórico basal (24 x peso para homem / 22.1 x peso para mulher) + gasto calórico diário estimado e depois distribuído 35% das calorias pela manhã, 45% das calorias à tarde e 20% das calorias à noite (ou mais ou menos isso - varia de profissional para profissional). O problema é que este pseudo equilíbrio ele tenta adaptar o indivíduo a uma forma de viver que normalmente pode não ser da dinâmica de que ele dispõe. Não faria muito mais sentido concentrar as calorias no momento metabólico de maior demanda? e se o da pessoa que faz a dieta desta forma não tiver o momento mais exaustivo do seu dia próximo ao horário do almoço? Sendo assim, vamos jogar por terra este conceito de revista que é o de dieta balanceada - vamos falar de dieta equilibrada individualmente. sempre daqui pra frente....

segundo: dietas hipocalóricas são uma forma de se perder peso e não necessariamente de se emagrecer... hum? ficou difícil? pois bem, emagrecer significa perder gordura, mas vamos ser mais precisos: perder gordura proporcionalmente a uma distribuição corporal entre gordura e outros tecidos. perder peso, em geral, significa subir em uma balança e observar uma diminuição da massa corporal: 1kg, 2kg e por aí vai... por exemplo: um sujeito de 100kg perdeu 20kg sendo 10kg de gordura ao passo que uma menina de 50kg perdeu 10kg, sendo 7kg de gordura. quem emagreceu mais? quem perdeu mais peso? proporcionalmente a menina perdeu mais gordura que o homem, mas o homem perdeu mais peso que a menina, assim, para facilitar as coisas no meu consultório prefiro utilizar o termo emagrecer para definir quando há perda de gordura que altere a relaçao das porcentagens de composicao corporal de uma pessoa, e deixar o termo perda de peso para observações feitas na balança... entenderam? dica: o que detectaria perda de massa seria uma balança enquanto um plicômetro ou paquímetro cutâneo detectaria emagrecimento... voltando: dietas hipocalóricas fazem com que voce perca peso, embora nem sempre fazem com que voce emagreça. combinado?

terceiro e último: dietas com nomes: south beach, atkins, de sei-lá-onde, do abacaxi, da lua e etc são tão gerais que não são adequadas para ninguem. sao capazes de tirar alguem que come MUITO errado de um quadro grave, mas não vão retirar aqueles 4kg de sobra ou delinear a sua cintura da forma que voce gostaria... esqueça as dietas com nomes de pessoas que não são o seu. boas rotinas alimentares estão "linkadas" com seus horários, hábitos e alimentos disponíveis, fora isso, o resto são esforços irresponsáveis, desmedidos e de eficiência duvidosa.

Conclusão: não tenho um nutricionista. tenho 3: cada um deles me ensina um pouco mais sobre mim a cada dia que passa e isso é valoroso demais. não te digo que voce precise de três, porque um daria conta do recado, mas eu falo para vocês com convicção porque a convivência profissional com estes três ícones da alimentação direcionada ao exercício de alto desempenho me faz aprender mais a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela visita,deixe seu comentário!bjins