segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A disciplina auxilia no emagrecimento

copiei esse texto do blog da Lu, achei muito interessante já que fico super ansiosa para emagrecer logo, o único detalhe é q levei pouco tempo para engordar 26 kilos, apenas 1 ano rsrsrsrsrsrs. lá vai:

Começar uma dieta é sempre difícil, já que a comida está ligada ao prazer imediato. Uma simples barrinha de chocolate pode aliviar aquela ansiedade ou mesmo tapear a fome fora de hora e colocar tudo a perder. Mas, para levar adiante a idéia de emagrecer, será preciso muitas vezes identificar sentimentos e atitudes erradas, que fazem você atacar a geladeira só para compensá-los. Saiba que mudar os pensamentos, ter um objetivo certo e manter a disciplina durante o processo de emagrecimento, são os melhores caminhos para alcançar o sucesso.
O primeiro passo é programar a dieta adequadamente. Pense que fazer o corpo voltar ao peso desejado exigirá tempo, pois você não engordou de um dia para o outro. Comemore cada quilo eliminado como uma vitória e não desista. Reconheça as limitações da sua composição física e não se compare a ninguém. “O obeso tem maior resistência em seguir uma dieta. É muito ansioso, quer resultados rápidos. Faz uma redução calórica muito grande e o organismo não acompanha. O que acaba acontecendo é a pessoa querer compensar isso de alguma forma e, geralmente, com a comida”, explica Maria Cláudia Casagrande Zanette, nutricionista coordenadora do projeto Emagreça Comendo.
De acordo com Arthur Kaufman, psiquiatra e coordenador do Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), do Instituo de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o que impede a pessoa de fazer dieta é a questão da renúncia. “Sempre teremos que abrir mão das coisas gostosas, como bolos, tortas, doces, sorvetes, nunca do jiló ou escarola”, conta. Isto acontece porque a principal diversão para muitas pessoas é comer. “Grande parte dos programas sociais e afetivos é sair para comer. A troca de afeto é via comida”, revela Kaufman.
Chegar ao peso ideal só depende de você e do esforço que fizer para manter a disciplina durante o emagrecimento. “Responsabilizar-se é a palavra chave. Você é responsável pelo seu corpo, pelas suas escolhas, pela sua vida. Aquela desculpa de que a mãe sempre o premiou com comida e isso virou hábito pode até ser verdade, mas a partir de agora a responsabilidade de premiar-se é sua. Portanto, eleja outros prêmios para você mesmo”, sugere a psicóloga Andréa Levy.
Segundo Andréa, um gordinho que começa a emagrecer vai entrar em contato com a angústia em algum momento da dieta e é importante usar esses momentos pra pensar. “O vazio que antes era preenchido pela comida faz a pessoa pensar. Aproveite este tempo para entrar em contato com você mesmo e use isso a seu favor”, orienta a psicóloga.
Sem conhecer os motivos que levaram a pessoa a engordar, muitas vezes fica difícil conseguir emagrecer. É importante saber identificar qual é o sentimento que faz com que você tente anestesiar com a comida, como frustrações, alegrias, estímulos (positivos e negativos), oscilações de humor, ansiedade. Quem já fez várias dietas tem medo de viver mais uma tentativa fracassada. Isso mexe com a auto-estima e atrapalha alcançar as metas estabelecidas. “O obeso elege como o único prazer comer e como o único objetivo emagrecer. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, ressalta Kaufman.
Disciplina hoje e sempre
Quando iniciar uma dieta, não pense apenas em perder peso, mas em emagrecer de verdade. “Regime é aquele que é feito para a pessoa caber no biquíni, em um vestido de festa. A dieta é permanente e associa atividade física”, compara Kaufman. “O emagrecimento é um processo contínuo e prolongado, com reeducação da mente e da alimentação”, completa Maria Cláudia.
Eliminar os quilos adquiridos durante anos pode levar de seis meses a um ano. Por isso, é muito importante controlar a ansiedade de emagrecer muito rápido. “O tratamento é multidisciplinar. Não basta só comer menos para acabar os problemas”, revela Kaufman. “Muita gente que já passou por cirurgia de redução de estômago, por exemplo, ainda pensa como gordo, devora latas de leite condensado e acaba ficando viciado”, conta.
Fonte: Roche

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela visita,deixe seu comentário!bjins